atividades de hoje.



terça-feira, 14 de julho de 2020

Dia de Oficinas (14/07) - Bora estudar muito galerinha!!!


Separe algum bloco de rascunho, caderno usado, ou folhas para utilizarmos.
Além do seu estojo de aula e a TABUADA DE PITÁGORAS.


 

TURMA 41

 

Oficinas de Matemática e escritas

 

Link para encontro: 

meet.google.com/enm-hdhx-heg

 

TURMA 42

 

Oficinas de Matemática e escritas

 

 

Link para encontros:

meet.google.com/rgo-epyd-yxn

 

Atividades para terça-feira (14/07)

MOMENTO DE ESTUDO 

Conversamos sobre como os imigrantes chegaram à Santa Cruz do Sul. 

Mais uma vez, a água era um dos meios fundamentais para que os imigrantes transitassem pelos lugares, utilizando barcas e navios maiores.

Essa mesma água, que trazia os imigrantes até o município, ainda não era tratada, como hoje temos em nossas torneiras.

 Quando a água da cidade foi canalizada, ela era direcionada para o Parque da Gruta.

Foi neste local que a água da cidade foi distribuída pela primeira vez.



Atualmente, a água em no município de Santa Cruz do Sul é distribuída pela empresa CORSAN.


Para você se preparar para o ENCONTRO VIRTUAL de amanhã, acesse o site da Corsan e conheça um pouco mais sobre a


Corsan Oficial - Home | Facebook



Para maiores detalhes, assista o vídeo. Ele será bem legal para você conhecer ainda mais essas etapas do tratamento da água.



Agora, vá até seu NOVO CADERNO DE ATIVIDADES e formule perguntas sobre o tratamento da água. Claro, você formular, com suas palavras, com suas dúvidas.


Exemplo: 

  • A água é limpa?

  • Como ela vem do rio até às nossas casas?


Nunca é demais lembrar que, ao registrar no seu CADERNO você precisa colocar:


DATA 

Como já sabemos, foram 12 pessoas que constituíram a primeira leva de imigrantes que chegaram à Colônia de Santa Cruz em 10 de dezembro de 1849. As pesquisas revelam que faziam parte de uma leva maior, chegada ao Rio de Janeiro de barca, em 15 de setembro de 1849, após três meses de viagem. A primeira leva, portanto, por mar, chegou a Porto Alegre. Depois pelo Rio Jacuí, chegaram a Rio Pardo. Desta Vila, em carretas e a pé, chegaram a Colônia de Santa Cruz (as carroças de quatro rodas aqui foram introduzidas pelo colono alemão).


Em Rio Pardo, normalmente, os imigrantes alemães recebiam ferramentas, utensílios, alimentação para os primeiros tempos, armas, pólvoras, entre outros. Além disso, os imigrantes receberam subsídios, em dinheiro, mas que deveriam ser, depois, restituídos.

Aqui na Colônia de Santa Cruz os lotes foram distribuídos aos imigrantes sem levar em consideração a religião, no entanto, os imigrantes eram obrigados a providenciar as escrituras das terras presenteadas pelo Governo. Segundo a Lei nº 183, de 30/10/1850, era proibida a aquisição de escravos. Em caso de ser desrespeitada esta Lei, o Diretor da Colônia ficava responsável pela tomada dos escravos, aplicando ao infrator a multa correspondente ao valor de dois escravos.

As circunstâncias em que se encontravam levaram os pioneiros a uma ajuda louvável. Era ajudar, colaborar, ou não ter sucesso. E essa ajuda, de vizinho para vizinho, é que fez crescer a Colônia de Santa Cruz.




AULA DE ARTES

Olá, crianças!


Nosso encontro virtual e o tema da atividade domiciliar da semana passada foi sobre o teatro, essa Arte tão incrível que nos permite dramatizar histórias para um público. Para contar essas histórias, normalmente, atores e atrizes se apresentam para a plateia. Vamos relembrar um pouco a história do Teatro? Assista:



Mas será possível fazer teatro com uma parte do corpo?


→Assista os vídeos do “Teatro Hugo & Inés”, da Cia La Santa Rodilla, um grupo da cidade de Lima, no Peru, que utiliza a técnica de “títere corporal”, como se fosse a manipulação de teatro de bonecos, só que no ca

Comentários